Como diferenciar o TDAH do Transtorno De Humor Bipolar?

Muitas vezes o diagnóstico diferencial do TDAH com o Transtorno de Humor Bipolar (THB) pode ser um desafio, sobretudo porque muitos dos sintomas presentes podem ser similares nos dois transtornos. Separamos algumas questões que podem ajudar na diferenciação:

  • Sintomas de TDAH estão presentes?

Muitos dos sintomas do TDAH também estão presentes nos episódios de mania ou hipomania do THB, como por exemplo: distração, hiperatividade, impulsividade, pensamento acelerado, taquilalia (fala excessiva) e irritabilidade. Apenas 3 sintomas de um episódio de mania não estão presentes no TDAH:  humor expansivo, ideias de grandiosidade e diminuição da necessidade de sono. Por conta disso, cerca de 60-90% das crianças com THB também são diagnosticadas com TDAH

  • Como os sintomas de TDAH mudam com o tempo?

Muitos pacientes com THB abrem o quadro com sintomas de TDAH antes de receberem o diagnóstico. A evolução dos sintomas conforme o paciente adentra a vida adulta pode fornecer algumas pistas. No THB os sintomas cognitivos pioram com a idade e conforme o número de episódios de mania. No TDAH, os sintomas tendem a melhorar ou até mesmo se resolverem na idade adulta.

  • Os sintomas cognitivos são estáveis ou cíclicos?

Frequentemente se fala que os sintomas cognitivos são mais persistentes e estáveis no TDAH e que no THB ele estão presente apenas nos episódios de mania. Contudo, novas pesquisas têm apontado que os problemas cognitivos tendem a persistir além dos episódios de mania em pacientes com THB.

  • Que tipo de problemas cognitivos estão presentes?

O THB e o TDAH são ambos associados a problemas na memória de trabalho, na fluência verbal e na função executiva. Contudo, os problemas na função executiva são mais acentuados no THB, como por exemplo dificuldade no planejamento de tarefas complexas e na filtragem de informações. Por outro lado, o TDAH parece afetar mais a memória de trabalho e a fluência verbal. Apesar disso, ainda faltam testes de habilidades cognitivas que diferenciem adequadamente o THB do TDAH.

  • Qual a frequência e intensidade dos episódios depressivos?

Os episódios depressivos são frequentes tanto no TDAH como no THB, porém tendem a ser mais frequentes e severos no THB. Além disso a presença de sintomas somáticos (sintomas físicos associados) tende a estar mais presente no THB (Ex: perda de apetite, alteração no padrão de sono).

A labilidade emocional parece estar presente de forma semelhante em ambos os transtornos.

  • Existe história familiar de TDAH ou de THB?

Tanto o TDAH como o THB têm uma base genética forte, portanto a história familiar pode ajudar a apontar para um diagnóstico ou outro.

  • Qual a resposta aos estimulantes?

Deve-se avaliar se o estimulante melhora a organização, o estado mental e o funcionamento geral do paciente. O estimulante tende a ter um efeito calmante no TDAH, diminuindo a inquietude física e mental e diminuindo a irritabilidade e impaciência. Se o estimulante apenas aumenta a energia, o humor e a motivação, então o diagnostico provavelmente não é de TDAH e os benefícios tendem a desaparecer após alguns meses de uso. Deve-se pensar também em outro diagnóstico ao invés de TDAH se a estimulante falha com frequência ou só funciona em casos de emergência.

Como vimos, diferenciar entre os dois transtornos não é tarefa fácil. Essas perguntas podem ajudar no direcionamento, mas é importante uma avaliação detalhada e contínua de um profissional capacitado para que o correto diagnóstico seja feito.

Fonte: Blog Focus TDAH